Bandejão e a importância da manutenção e conservação

Manutenção de Bandeijão

A Bandeja de Proteção é atualmente um suporte obrigatório em obras e é utilizado como aparalixo de proteção para evitar acidentes com materiais que caem das edificações em fase de construção.

A NR 18 em vigência orienta – Item 18.13.6. Em todo perímetro da construção de edifícios com mais de 4 (quatro) pavimentos ou altura equivalente, é obrigatória a instalação de uma plataforma principal de proteção na altura da primeira laje que esteja, no mínimo, um pé-direito acima do nível do terreno.

Embora a nova NR 18 (vigente a partir de fevereiro/2021) permite a inclusão de outros meios de proteção, atualmente ainda mantém-se a obrigatoriedade de instalação das bandejas de proteção, isso porque, se bem conservada ela tem um papel muito importante para a proteção do trabalhador.

Bandejas em mal estado de conservação podem comprometer a função de proteção contra queda de materiais ou ainda a própria bandeja ser um instrumento de acidente, isso ocorre quando parte ou mesmo a bandeja por inteira, se desprende da estrutura da edificação, indo em direção ao solo, podendo cair sobre uma pessoa.

Por isso, fique atento ao estado de conservação das bandejas instaladas em sua obra.

O Seconci Joinville já dispõe do treinamento de montagem e manutenção de bandeja de proteção, entre em contato e se informe.

Conte com a equipe especializada em Segurança do Trabalho do Seconci Joinville.

× Precisa de Ajuda?