CONSTRUÇÃO 4.0 É POSSÍVEL

🤔🤔Construção 4.0 é possível?🤔🤔

Tem sido frequente o tema Indústria 4.0. Será possível o setor da Construção Civil também passar por este processo de mudança e adaptação?

A pandemia fez muita empresa se adaptar ao formato home office de trabalho e isso fez com que elas recorressem a empresas de tecnologias. A resposta das empresas de tecnologia foi imediata, logo tivemos empresas investindo em software de controle de gestão, estes softwares são capazes de monitorar, horas de trabalho, projetos, divisão de tarefas, indicar prazos totais e níveis de prioridade de cada tarefa, gerar relatórios das atividades entre outros. Este é apenas um exemplo da quarta revolução industrial que estamos vivendo e que o uso da tecnologia nos propicia.

👩🏼‍💻👨‍💻Então, temos este movimento ligado ao uso de diferentes tecnologias, como: computação na nuvem, inteligência artificial, robótica e big data.

Dentro da Indústria 4.0 o impacto tem gerado maior produtividade, redução de custos e uma gestão com foco no cliente.

Segundo levantamento da ABDI, a estimativa anual de redução de custos industriais no Brasil, a partir da migração da indústria para o conceito 4.0, será de, no mínimo, R$ 73 bilhões/ano.
Essa economia envolve ganhos de eficiência, redução nos custos de manutenção de máquinas e consumo de energia.

🧐Mas e aí, a Construção, o que podemos fazer?🤔

Serão necessárias mudanças organizacionais para introduzir a Construção 4.0, mas o Seconci Joinville acredita que estamos no caminho certo, temos vistos muitas empresas engajadas no compromisso de levar novas tecnologias para dentro do canteiro de obra e as alterações das normas deixaram este caminho mais claro e aberto para novas soluções tanto de rotina, quanto de saúde e segurança no trabalho.

Acreditamos que dentro da construção teremos:

👉Redução de custos;
👉Aumento na segurança no trabalho;
👉Aumento na condição de saúde do trabalhador;
👉Sustentabilidade ambiental;
👉E, finalmente, teremos um salto de produtividade e qualidade.

 

Alguns exemplos de tecnologia que temos disponíveis hoje para a construção civil:

Software BIM
Esse tipo de sistema é usado para visualizar todos os passos de uma construção em 3D, o que dá clareza e agilidade ao projeto. Além disso, ele pode ser usado até para ajudar no gerenciamento da obra

Sistema de gerenciamento de obras
O ERP para gestão de obras auxilia as construtoras no gerenciamento de seus projetos.

Dispositivos “vestíveis”
Você sabia que existem sensores que são colocados nas roupas e equipamentos dos funcionários que podem auxiliar na segurança da execução de seu trabalho?
Um belo exemplo de alternativa encontrado para auxiliar a construção civil em um dos seus maiores desafios, risco de acidente.

Drones
Os drones são ótimos instrumentos para chegar a regiões de difícil acesso. Com um custo baixo, essas pequenas aeronaves podem ajudar a fazer a inspeção de obras.

Robôs de demolição
Muito utilizado fora do Brasil, tem se mostrado eficiente este meio de tecnologia alternativa para demolição de áreas de riscos, por exemplo.

👷‍♂️👷E sua empresa, está preparada para a ERA da Construção 4.0?

× Precisa de Ajuda?