Dia Mundial da Água

A água é um recurso natural que influencia no funcionamento de nosso organismo e de todos os ecossistemas, sendo encontrada na natureza em três estados físicos: sólido, líquido e gasoso. A água constitui cerca de 70% do nosso organismo e exerce nele diversas funções, como transporte de substâncias e manutenção da temperatura.

Diante da importância da água para todos os seres vivos, é essencial que se elabore políticas públicas para a conservação dos recursos hídricos, pois, embora a água seja um recurso natural renovável, a água própria para consumo pode esgotar-se. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS) e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), mais de um bilhão de pessoas no mundo não tem acesso a um sistema de abastecimento de água adequado.

No entanto, a conservação dos recursos hídricos não é papel apenas dos governos, o setor privado e a população em geral também têm responsabilidade sobre isso. É essencial que as indústrias busquem formas de consumo sustentável da água em suas atividades e formas adequadas de descarte dos resíduos produzidos, evitando a contaminação dos corpos d’água. A população também deve buscar o consumo consciente dela. Atitudes simples, como as descritas a seguir, podem contribuir para a sua conservação:

  • Não deixar a torneira aberta enquanto escovar os dentes ou ensaboar a louça;
  • Diminuir o tempo de duração do banho e manter o chuveiro fechado enquanto o corpo é ensaboado;
  • Reutilizar a água de sua casa para atividades, como lavar calçadas;
  • Lavar veículos com balde de água;
  • Verificar se há vazamento em canos, torneiras e descargas.

Fonte: biologia.net

 

 

aviso-ferias
×

Powered by WhatsApp Chat

× Precisa de Ajuda?