SECONCI faz apresentação na Câmara de Vereadores de Joinville

Fundado pelo SINDUSCON Joinville em 1992, o SECONCI participou da Sessão Ordinária da Câmara de Vereadores de Joinville na tarde desta quarta-feira (14/07). A apresentação na Tribuna Livre ficou por conta da coordenadora da entidade, Camila de Pieri Pereira.

A iniciativa faz parte das estratégias de relacionamento e aproximação do SINDUSCON e do SECONCI junto a instituições públicas do município, com o objetivo de mostrar o trabalho diferenciado e relevante que vem sendo realizado pelas duas entidades.

Aos vereadores, Camila ressaltou, inclusive, o propósito de tornar a construção civil na cidade uma referência nacional em segurança do trabalho. Em 2019, Santa Catarina figurou nas estatísticas nacionais como o 5º estado que mais notifica acidentes de trabalho. Joinville, como o segundo município catarinense que mais gasta com aposentadoria por invalidez e o primeiro em gastos com auxílio-doença.

Para reverter esses números, o SECONCI aderiu a um programa desenvolvido pelo SESI, o Obra Mais Segura. O trabalho é sustentado por pilares como a sensibilização e a conscientização dos profissionais do setor, além do monitoramento nos canteiros de obras.

Com a iniciativa, 4.146 trabalhadores joinvilenses foram atendimentos em 231 visitas, envolvendo cerca de 500 empresas. Intensificada durante a pandemia do novo coronavírus, a iniciativa possibilitou o repasse de orientações e a distribuição de cartilhas e panfletos sobre os cuidados com a Covid-19.

Outras etapas da Campanha envolvem a capacitação de trabalhadores, conhecidos como Agentes Somas, e a certificação com o Selo Obra Mais Segura para empresas que mantêm suas políticas de segurança no canteiro de obras. Atualmente, são 13 obras certificadas em Joinville.

Em sua apresentação na CVJ, Camila falou ainda sobre os serviços de medicina ocupacional e segurança do trabalho oferecidos pelo SECONCI e as ações voltadas à educação e capacitação dos trabalhadores, como cursos, treinamentos técnicos e programas de educação para jovens, adultos e incentivo à graduação – iniciativas que contam com o apoio de parceiros. Na área de saúde, também em parceria, há atendimentos em fisioterapia e descontos em exames e consultas com especialistas.

Trabalhando em sinergia, o SINDUSCON Joinville e SECONCI têm como objetivo fortalecer o setor e tornar a construção civil mais segura para todos. Por isso, as entidades atuam tanto no fomento aos negócios e na criação de oportunidades para as empresas quanto na atenção à saúde, segurança e qualificação dos trabalhadores.

Quem quiser conhecer mais sobre o trabalho e a estrutura do SECONCI pode acessar https://www.seconcij.com.br/ ou agendar uma visita. O SECONCI fica na rua Dr. Plácido Gomes, 15, no bairro Bucarein. O telefone é (47) 3433-5737.

aviso-ferias
×

Powered by WhatsApp Chat

× Precisa de Ajuda?