Combate à Dengue nos canteiros de obras

Casos de contaminação por dengue tem sido uma preocupação entre os moradores da cidade de Joinville-SC.

Além da, preocupação com o Coronavírus, a Dengue também tem preocupado a população joinvilense, de acordo com o último boletim divulgado pela Secretaria de Saúde de Joinville de janeiro/2020 até 17/06/2020 já tínhamos contabilizado 7.035 casos confirmados da doença.

Os dados são ainda mais preocupantes se comparados aos casos diagnosticados no ano anterior (2019) apenas 4 casos.

 

Conhecendo a doença:

Dengue é uma doença febril grave causada por um arbovírus. Arbovírus são vírus transmitidos por picadas de insetos, especialmente os mosquitos. Existem quatro tipos de vírus de dengue (sorotipos 1, 2, 3 e 4). Cada pessoa pode ter os 4 sorotipos da doença, mas a infecção por um sorotipo gera imunidade permanente para ele.

O transmissor (vetor) da dengue é o mosquito Aedes aegypti, que precisa de água parada para se proliferar. O período do ano com maior transmissão são os meses mais chuvosos de cada região, mas é importante manter a higiene e evitar água parada todos os dias, porque os ovos do mosquito podem sobreviver por um ano até encontrar as melhores condições para se desenvolver.

Todas as faixas etárias são igualmente suscetíveis, porém as pessoas mais velhas têm maior risco de desenvolver dengue grave e outras complicações que podem levar à morte. O risco de gravidade e morte aumenta quando a pessoa tem alguma doença crônica, como diabetes e hipertensão, mesmo tratada.

Os principais sintomas da dengue são:

  • Febre alta > 38.5ºC.
  • Dores musculares intensas.
  • Dor ao movimentar os olhos.
  • Mal estar.
  • Falta de apetite.
  • Dor de cabeça.
  • Manchas vermelhas no corpo.

 

Pensando em auxiliar seu associado no combate à Dengue, o Seconci Joinville lançará no próximo mês, mais uma Ação da Campanha Obra Mais Segura – Combate à Dengue no Canteiro de Obra.

 

Nesta ação os técnicos de segurança farão a inspeção e verificação dos possíveis focos da doença nos canteiros de obras.

Também serão entregues materiais orientativos, cartilhas e cartazes.

A ação conta com o apoio da Vigilância Ambiental de Joinville.

Quer fazer parte desta ação? Entre em contato com a equipe técnica do Seconci Joinville.

Esta é mais uma ação da Campanha Obra Mais Segura e conta com o apoio do SESI.

 

× Precisa de Ajuda?
%d blogueiros gostam disto: