Segurança do trabalho

A Segurança no Trabalho consiste em um conjunto de medidas que devem ser adotadas para minimizar acidentes, doenças e proteger os colaboradores.

O Seconci Joinville tem feito um Trabalho de Orientação para Elevar a Segurança do Trabalho nos Canteiros de Obras da cidade. 

Conheça nossa atuação com a campanha Obra mais Segura, através dela, vistoriamos, monitoramos e treinamos colaboradores das empresas, além disso, também certificamos as obras que se comprometem com a manutenção de um ambiente de trabalho seguro, informe-se com o nosso setor de Segurança. 

Veja outros serviços:

Análise De Riscos - APR

Existem alguns ambientes de trabalho que oferecem mais riscos aos funcionários, pela função exercida. Para evitar que algum acidente ocorra e o colaborador seja lesionado, existem diversas ferramentas desenvolvidas pela segurança do trabalho que evitam tais acontecimentos.

APR – Análise Preliminar de Riscos consiste em uma ferramenta que identifica e antecipa possíveis riscos de uma determinada atividades, e cria estratégias e alternativas para evitá-los.

Para saber mais entre em contato com nossa equipe de segurança do trabalho.

Análise Ergonômica do Trabalho – AET

A Análise Ergonômica do Trabalho (AET) é o estudo detalhado da demanda, tarefa e atividade nos postos de trabalho para identificar inadequações e fatores de risco existentes.

A AET será necessária para todas as empresas que possuem empregados, cujas atividades os expõe a riscos, que por sua natureza ou método de trabalho, impliquem em atividades que exijam sobrecarga muscular do corpo, bem como outras exigências que possam afetar a saúde mental dos trabalhadores.

Os parâmetros ergonômicos estão estabelecidos na Norma Regulamentadora nº 17.

Para saber mais entre em contato com nossa equipe de segurança do trabalho.

Análise Quantitativa de Agentes Químicos

Consiste na Avaliação ou Inspeção sobre determinado risco químico; onde se observa características específicas dos riscos e agentes presentes no ambiente de trabalho. A exposição a determinados agentes químicos pode causar danos saúde irreversíveis à saúde. Para avaliar o risco químico, é necessário determinar as concentrações dos agentes presentes no ar em ambientes de trabalho, por meio de amostragem adequada e análise dos resultados obtidos.

Atualmente o Seconci Joinville dispõe de todos os meios para a análise de químico, para o setor da Indústria da Construção Civil.

Para saber mais entre em contato com nossa equipe de segurança do trabalho.

Análise Vibração de Corpo Inteiro – VCI

As vibrações induzidas sobre o corpo inteiro causam diversas reações ao organismo humano, sendo que em exposição prolongada, além de desconforto e redução da capacidade produtiva do indivíduo, pode também causar patologias irreversíveis.

Se incidir no trabalhador quando este se encontra na posição sentada, deitada ou em pé, é chamada de vibração de corpo inteiro.

A análise de vibração é indicada para todo trabalhador exposto ao risco ocupacional. A vibração de corpo inteiro é resultante do trabalho em veículos, ônibus, tratores, caminhões, plataformas, navios, aviões, helicópteros, máquinas agrícolas, etc.

Para saber mais entre em contato com nossa equipe de segurança do trabalho.

Análise Vibração de Membros Superiores - VMB

Quando a vibração incide sobre os membros superiores é denominada vibração de mãos e braços, ou localizada.

A vibração de mãos e braços é produzida por ferramentas manuais, tais como furadeiras, parafusadeiras, politrizes, motosserras, marteletes, entre outras.

O corpo humano reage às vibrações de diferentes maneiras. A exposição ocupacional continuada às vibrações de mãos e braços traz efeitos neurológicos, vasculares e musculoesqueléticos. Desta forma, muitos são os efeitos registrados, sendo os principais e mais danosos os seguintes:


• Perda de equilíbrio;
• Lentidão de reflexos;
• Aumento da frequência de batimento do coração;
• Falta de concentração para o trabalho;
• Visão turva;
• Enjoo;
• Gastrite;
• Ulcerações;
• Síndrome de Raynaud

Para saber mais entre em contato com nossa equipe de segurança do trabalho.

Avaliação de Calor - IBUTG

O calor é um agente presente em vários ambientes de trabalho, em empresas como siderúrgicas, forjarias, em atividades desenvolvidas a céu aberto, e na construção civil.

Ao contrário de outros agentes ambientais, na avaliação do calor, há diversos eventos e fatores envolvidos que devem ser analisados, através de índices de avaliação de calor correlacionados.

A finalidade desta avaliação é identificar se o trabalhador está exposto a níveis elevados de calor, acima do que a norma regulamentadora permite, possibilitando assim, o acompanhamento e medidas de ação para redução deste risco ocupacional.

Para saber mais entre em contato com nossa equipe de segurança do trabalho.

Programa Obra Mais Segura

O Programa Obra Mais Segura é um programa desenvolvido pelo SESI que hoje é utilizado e propagado pelo Seconci Joinville. Através dele os técnicos de segurança do Seconci orientam, vistoriam e monitoram as obras, de associados, da cidade e região.

Dentro da campanha temos o Agente SOMAS – Agente Supervisor da Obra Mais Segura, este agente é um multiplicador de segurança dentro do canteiro de obra, recebe todas as instruções para auxiliar a manter a segurança do trabalho dentro do canteiro.

Outra etapa importante da Campanha é a Certificação de Segurança do Seconci Joinville, esta é uma certificação entregue para as obras que são comprometidas em manter a segurança em seus canteiros.

Para saber regras e condições, entre em contato com nossa equipe de segurança do trabalho.

Check List de Inspeção

As inspeções de segurança são muito usadas atualmente e são muito úteis. É através da inspeção que identificamos os itens fora de conformidade ou que estão gerando riscos de acidentes de trabalho. E assim buscamos corrigi-los.

Para saber mais entre em contato com nossa equipe de segurança do trabalho.

Elaboração de Cartilhas Orientativas

A equipe de segurança do Seconci Joinville desenvolve anualmente diversas cartilhas orientativas, específicas para o setor da Construção Civil, todas elas analisadas e aprovadas em reuniões da Comissão Permanente Regional de Joinville, que ocorrem mensalmente na Gerência Regional do Trabalho em Joinville, com a participação de representantes dos Sindicatos Patronal e Laboral, e de auditores fiscais de trabalho de Joinville.

Para saber mais entre em contato com nossa equipe de segurança do trabalho.

Programa De Conservação Auditiva - PCA

O Programa de Conservação Auditiva (PCA), também denominado Programa de Prevenção de Perdas Auditivas (PPPA), corresponde a um conjunto de atividades que visam prevenir ou estabilizar as perdas auditivas ocupacionais por meio de um processo de melhoria contínua que requer conhecimento multidisciplinar, e se desenvolve por meio de atividades planejadas e coordenadas entre diversas áreas da empresa.

Para saber mais entre em contato com nossa equipe médica.

Dosimetrias de Ruído

O objetivo do monitoramento da exposição a ruídos é determinar a média ponderada de tempo de 8 horas ou a dose de ruído acumulada de um trabalhador durante o turno de trabalho (dose de ruído pessoal). Também é usado para medir como o ruído varia ao longo do tempo de acordo com a tarefa do trabalhador.

As dosimetrias de ruído são importantíssimas para a caracterização da exposição ocupacional ao ruído, e são a base para decisões sobre quais medidas de controle são necessárias para a redução do risco.

Para saber mais entre em contato com nossa equipe de segurança do trabalho.

Consultoria em Obras

A visita de consultoria em obra é realizada pela equipe técnica de segurança do Seconci, pode ser realizada por engenheiro ou técnicos de segurança do trabalho, com emissão de relatório técnico apontando os desvios identificados em vistoria, e as soluções/medidas de controle recomendadas.

Análise da documentação relacionada à segurança do trabalho dos funcionários próprios e das empresas terceiras, bem como, documentações de máquinas e equipamentos utilizados no canteiro de obras.

Disponibilidade para agendar reuniões na obra para acompanhamento na instalação de equipamentos como andaimes e balancins, e análise de riscos de atividades.
Acompanhamento de processos de desembargo e desinterdição.

Para saber mais entre em contato com nossa equipe de segurança do trabalho.

Diálogos de Segurança - DDS

O objetivo do DDS – Diálogo Diário de Segurança é passar a informação sobre segurança e fazer com que o colaborador entenda a importância da prevenção. Além disso, ele ajuda a unir a equipe, criar um momento diferenciado no trabalho e garantir a saúde de todos.

Como o DDS é uma conversa no ambiente de trabalho isto permite que os colaboradores também deem suas opiniões e sintam-se ouvidos no que se refere a prevenção de acidentes e doenças do trabalho.

Para saber mais entre em contato com nossa equipe de segurança do trabalho.

Gerenciamento de Riscos Ocupacionais - GRO

O Gerenciamento de Riscos Ocupacionais (GRO), será utilizado para que as empresas façam a identificação dos perigos e riscos, avaliação, análise e controle dos riscos, bem como, o monitoramento e a análise crítica dos riscos ocupacionais, acidentes e potencial adoecimento dos trabalhadores, possibilitando ações para a promoção de ambientes de trabalho mais seguros e saudáveis.


O principal objetivo do GRO será nortear as empresas para que implementem planos, programas ou sistemas de gestão que visem a melhoria continua do desempenho em Segurança e Saúde no Trabalho (SST).

Para saber mais entre em contato com nossa equipe de segurança do trabalho.

Laudo de Insalubridade e Periculosidade - LIP

O Laudo de Insalubridade é exigido pelo Ministério da Economia – Secretaria de Inspeção do Trabalho, para determinar se há direito ao pagamento de adicional de insalubridade, em conformidade com as Normas Regulamentadoras.

Já o Laudo de Periculosidade, tem como objetivo analisar se as atividades desenvolvidas nas empresas, que de alguma maneira, tenham envolvimento/contato com explosivos, líquidos e gases inflamáveis, radiações ionizantes e/ou eletricidade, sendo estabelecido um adicional de 30% sobre o salário base do colaborador que tem contato ou acessa uma área com um destes riscos.

Para saber mais entre em contato com nossa equipe de segurança do trabalho.

LTCAT

O LTCAT – Laudo Técnico de Condições Ambientais do Trabalho, é um documento criado pelo INSS para determinar se alguma atividade na empresa faz jus a aposentadoria especial, sendo esta informação utilizada na elaboração do PPP.

Para saber mais entre em contato com nossa equipe de segurança do trabalho.

Mapa de Risco

Mapa de Risco é uma representação visual referente aos riscos presentes no ambiente de trabalho.

É apresentado graficamente de acordo com o layout do local analisado através de círculos de cores e tamanhos diferentes, de acordo o nível dos riscos e com as cores correspondentes a eles.

Para saber mais entre em contato com nossa equipe de segurança do trabalho.

Ordem de Serviço de Segurança

A OS de Segurança é um mecanismo utilizado para informar e conscientizar os trabalhadores sobre os riscos ocupacionais que estão expostos no ambiente ou local de trabalho. 

Além disso, permite detalhar por meio de um procedimento de segurança do trabalho as peculiaridades de cada atividade profissional e as medidas de ordem geral (coletivas) e equipamentos de proteção individual adotados para a proteção contra acidentes do trabalho ou de doenças profissionais e do trabalho.

Para saber mais entre em contato com nossa equipe de segurança do trabalho.

Palestras de Segurança

Palestras de segurança tem como objetivo orientar os trabalhadores sobre os mais diversos temas relacionados à segurança do trabalho no ambiente laboral.

Para saber mais entre em contato com nossa equipe de segurança do trabalho.

PCMAT

O PCMAT – Programa de Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria de Construção é um programa que estabelece procedimentos de ordem administrativa, de planejamento e de organização, que objetivam a implantação de medidas de controle e sistemas preventivos de segurança nos processos, nas condições e no meio ambiente de trabalho na Indústria da Construção.

O PCMAT dita uma série de medidas de segurança a serem adotadas durante o desenvolvimento da obra, e desta forma, possam ser definidas estratégias para evitar acidentes de trabalho e o aparecimento de doenças ocupacionais.

Para saber mais entre em contato com nossa equipe de segurança do trabalho.

PCMSO

O PCMSO – Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional, tem como objetivo principal a promoção e preservação da saúde do conjunto dos seus trabalhadores, com o caráter de prevenção, rastreamento e diagnóstico precoce dos agravos relacionados à saúde do trabalho, inclusive de natureza subclínica, além da constatação da existência de casos de doenças profissionais ou danos irreversíveis à saúde dos trabalhadores.

Para saber mais entre em contato com nossa equipe médica e de segurança do trabalho.

Perícias Técnicas de Engenharia

A assistência técnica em perícias de engenharia de segurança do trabalho consiste em acompanhar e auxiliar a empresa em possíveis processos judiciais de insalubridade, periculosidade e acidentes de trabalho, onde haja a indicação de perícia a ser realizada por Perito Judicial.

Para saber mais entre em contato com nossa equipe de segurança do trabalho.

Permissão de Trabalho - PT

Permissão de Trabalho – PT ou Permissão para Trabalho – PPT é um documento que contém as medidas necessárias para a realização de um trabalho seguro, tem por objetivo prever cada etapa de um serviço com riscos potenciais de acidentes a serem executados nas diversas áreas de trabalhos.

Para saber mais entre em contato com nossa equipe de segurança do trabalho.

Plano de Abandono de Área

A rota de fuga é um trajeto específico e elaborado para ser utilizado em condições de emergência.

Seu principal objetivo é garantir a evacuação das pessoas de maneira segura de um local, evitando acidentes entre outros imprevistos.

Para saber mais entre em contato com nossa equipe de segurança do trabalho.

PPP

O Perfil Profissiográfico Previdenciário (PPP) é um formulário próprio do INSS, que possui campos a serem preenchidos com todas as informações relativas ao empregado, com base em Laudo Técnico de Condições Ambientais do Trabalho (LTCAT) expedido por médico do trabalho ou engenheiro de segurança do trabalho, para fins de comprovação da exposição a agentes nocivos prejudiciais à saúde ou à integridade física, como por exemplo, a atividade que exerce, o agente nocivo ao qual está exposto, a intensidade e a concentração do agente, além de dados referentes à empresa. 

O formulário deve ser preenchido pelas empresas que exercem atividades que exponham seus empregados a agentes nocivos químicos, físicos, biológicos ou associação de agentes prejudiciais à saúde ou à integridade física (origem da concessão de aposentadoria especial após 15, 20 ou 25 anos de contribuição). Além disso, todos os empregadores e instituições que admitam trabalhadores como empregados, do Programa de Prevenção de Riscos Ambientais e do Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional, de acordo com Norma Regulamentadora nº 9 da Portaria nº 3.214/78 do MTE, também devem preencher o PPP.

Para saber mais entre em contato com nossa equipe de segurança do trabalho.

PPRA

O PPRA ou Programa de Prevenção de Riscos Ambientais, criado por meio de legislação federal Portaria 3214/78, em sua Norma Regulamentadora NR9, tem por objetivo definir uma metodologia de ação para garantir a preservação da saúde e integridade dos trabalhadores face aos riscos existentes nos ambientes de trabalho. 

É um conjunto de ações visando à preservação da saúde e da integridade/segurança dos trabalhadores, através de etapas que visam a antecipação, reconhecimento, avaliação (qualitativa / quantitativa) e consequente controle da ocorrência de riscos ambientais físicos, químicos e biológicos existentes ou que venham a existir no ambiente de trabalho.

Para saber mais entre em contato com nossa equipe de segurança do trabalho.

Procedimento Operacional Padrão - POP

O Procedimento Operacional Padrão (POP) é um documento organizacional que traduz o planejamento do trabalho a ser executado. É uma descrição detalhada de todas as medidas necessárias para a realização de uma tarefa.

Para saber mais entre em contato com nossa equipe de segurança do trabalho.

Programa de Gestão de Riscos - PGR

O Programa de Gerenciamento de Riscos (PGR), deve abordar os aspectos associados às avaliações dos riscos e propor as medidas de controle, redução ou eliminação dos riscos identificados. 

Deve ainda estabelecer um cronograma de sua implantação devidamente atualizado.

Para saber mais entre em contato com nossa equipe de segurança do trabalho.

Projeto de Linha Horizontal de Restrição de Queda

A linha de vida horizontal é recomendada em qualquer trabalho acima de 2m de altura (conforme NR-35), quando o indivíduo está em superfície a qual oferece algum risco de queda. 

A linha de vida horizontal estará ancorada no mínimo em dois pontos de ancoragem e deverá conter um cálculo de dimensionamento, projeto técnico acompanhado por anotação de responsabilidade técnica – ART.

O Seconci Joinville dispõe do desenvolvimento do Projeto de Linha Horizontal de Restrição de Queda.

Para saber mais entre em contato com nossa equipe de segurança do trabalho.

Projeto de Plataformas de Proteção - Bandejas

As bandejas de proteção periférica devem ser instaladas em todo o entorno do edifício em construção. O equipamento apara a queda de objetos, entulhos, ferramentas ou de outros materiais que possam causar acidentes no local da obra.

O Seconci Joinville dispõe do desenvolvimento do Projeto Plataformas de Proteção – Bandejas.

Para saber mais entre em contato com nossa equipe de segurança do trabalho.

Projeto de Proteção de Aberturas de Laje

A NR 18 traz especificações quanto as medidas de proteção contra quedas de altura como:
É obrigatória a instalação de proteção coletiva onde houver risco de queda de trabalhadores ou de projeção de materiais.

As aberturas no piso devem ter fechamento provisório resistente.

O Seconci Joinville dispõe do desenvolvimento do Projeto Proteção de Aberturas de Laje.

Para saber mais entre em contato com nossa equipe de segurança do trabalho.

Projeto de Proteção de Periferia - GCR

É obrigatória, na periferia da edificação, a instalação de proteção contra queda de trabalhadores e projeção de materiais a partir do início dos serviços necessários à concretagem da primeira laje.

A proteção contra quedas, quando constituída de anteparos rígidos, em sistema de guarda-corpo e rodapé, deve atender aos seguintes requisitos da NR 18.

O Seconci Joinville dispõe do desenvolvimento do Projeto Proteção de Periferia – GCR.

Para saber mais entre em contato com nossa equipe de segurança do trabalho.

aviso-ferias
× Precisa de Ajuda?